Cronograma capilar

Procedimentos químicos, uso de chapinha e secador, poluição… O cabelo sofre agressões externas diariamente e estes são apenas alguns dos fatores que contribuem para que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem vida. O cronograma capilar surge, então, como uma forma sistematizada para tratar o cabelo semanalmente, devolvendo a saúde e a boa aparência aos fios.

O cronograma capilar é dividido em três etapas, que devem ser feitas em dias diferentes. Cada mulher seguirá a agenda que melhor se adapte às necessidades específicas de seu cabelo, como ressecamento, falta de brilho, fios quebradiços ou com excesso de frizz. Dependendo do seu objetivo, algumas etapas serão realizadas mais ou menos vezes em relação às outras.

Cronograma: Etapa da Hidratação

A hidratação capilar é a etapa responsável por repor a água dos fios, o que diminuirá a aparência opaca e áspera do cabelo. É uma das partes mais frequentes do cronograma e é muito importante para os cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição.

Cronograma: Etapa da Nutrição

A nutrição capilar é a etapa que repõe os óleos dos fios, devolvendo a definição e o brilho e diminuindo o frizz e o ressecamento excessivo.

As cacheadas e crespas podem realizar esta etapa quantas vezes acharem necessário, utilizando óleos de origem vegetal. Já para os cabelos com raiz oleosa, não é recomendado ultrapassar o limite de duas etapas de nutrição.

Cronograma: Etapa da Reconstrução

A reconstrução capilar é a etapa que serve para repor as proteínas perdidas pelos fios e melhorar a aparência do cabelo.

Para reconstruir a fibra capilar, o ideal é que se use produtos com fórmula enriquecida com colágeno, creatina e queratina. Uma dica é usar produtos desenvolvidos especialmente para essa etapa, como um creme de reconstrução.

O cronograma capilar é uma ótima maneira de manter seu cabelo forte e saudável durante e depois da transição capilar. Na hora de usar os produtos, não se esqueça de ler os rótulos atentamente para saber o passo a passo da aplicação e não deixe de respeitar o tempo de ação indicado para conseguir resultados mais eficazes!

Hidratação

Para cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição, a hidratação é algo fundamental! Não é à toa que existem inúmeros produtos desenvolvidos para essa função. Esses tipos de cabelo têm mais tendência a serem ressecados e frágeis, por isso, demandam uma rotina de cuidados especiais.

Para as mulheres que estão passando pelo processo de transição capilar, a hidratação tem ainda mais importância, pois ajuda a deixar os fios mais saudáveis e bonitos e a amenizar o aspecto da briga entre as duas texturas de cabelo.

A Salon Line separou algumas dicas imprescindíveis para você manter a sua hidratação capilar sempre em dia!

Hidratação para cabelos em transição

É comum ouvir, durante a transição, o quanto é importante manter um cronograma capilar. Ele consiste em uma série de cuidados intensos organizados de forma esquematizada, que têm por objetivo garantir que seu cabelo esteja sempre forte e saudável durante a mudança do liso para o cacheado ou crespo.

A hidratação é uma das três etapas do cronograma e tem a função de repor a água e outros nutrientes perdidos pelos fios.

Para o seu cronograma, você pode optar pela Mega Ampola {H de Hidratação!}. Ela contém uma fórmula enriquecida com arginina, óleo de coco e D-pantenol, que combatem o ressecamento e garantem uma hidratação profunda.

Hidratação para cabelos cacheados, crespos e crespíssimos

Mesmo depois do big chop, que é o corte que retira toda a parte alisada do cabelo em transição, as cacheadas, crespas e crespíssimas ainda precisam manter o cuidado com a hidratação. Isso porque, devido à curvatura dos fios, é mais difícil para os cabelos crespos e cacheados que a oleosidade natural da raiz chegue até as pontas, resultando em fios mais ressecados.

Além dos costumeiros cremes para pentear, é necessário usar periodicamente alguns produtinhos mais específicos, como máscara de hidratação e óleos de umectação.

Para manter seus cachos sempre incríveis, você pode usar a máscara de hidratação Meu pudinzinho de coco, que oferece restauração completa da fibra capilar e é ideal para todas as curvaturas.

Arrase com seus cachos e crespos sempre saudáveis e hidratados!

Shampoo Desamarelador: O que é? Quando usar?

Toda mulher que tem os fios loiros ou que pretende clareá-los deve saber que alguns cuidados especiais são necessários para manter o visual sempre lindo. Além de garantir que a hidratação esteja em dia, é muito importante fazer a manutenção da cor regularmente.

Há alguns produtos indispensáveis para evitar que a cor sofra alterações, como aquele famoso shampoo roxo para cabelos loiros, conhecido como desamarelador ou matizador. Neste post, a gente te conta o que é shampoo desamarelador e quando você deve usá-lo.

Shampoo desamarelador: qual a função?

A função do shampoo desamarelador é de corrigir a cor do cabelo, a fim de manter o tom correto dos fios loiros. É indicado para anular os reflexos amarelados e alaranjados.

O shampoo desamarelador pode e deve ser usado sempre que houver necessidade. Mulheres que tenham cabelos com tons mais claros, como o louro claro dourado ou o louro platinado, por exemplo, podem usar este produto uma vez por semana para retirar os pigmentos e reflexos indesejados dos fios.

Shampoo desamarelador: principais ativos para cabelos loiros

Para garantir que seus cabelos loiros estejam sempre com o tom certo e ainda cresçam fortes e saudáveis, a Salon Line oferece a linha Matizadora S.O.S Bomba de Vitaminas, com produtos matizadores incríveis, que neutralizam, matizam e desamarelam 100% dos cabelos loiros, descoloridos e com mechas.

Sua fórmula é enriquecida com Camomila, que proporciona clareamento e brilho intensos, Vitaminas A e E, D-Pantenol, que dá força, hidrata e combate o ressecamento, Whey Protein, que tem um forte poder restaurador, e Biotina, que ajuda a restabelecer o crescimento capilar.

Shampoo Matizador S.O.S Bomba de Vitaminas: como usar?

Pensando nas características de cada tipo de cabelo, a Linha Matizadora S.O.S Bomba de Vitaminas da Salon Line oferece shampoo e condicionador matizadores para cabelos mistos a oleosos e shampoo e máscara de hidratação para cabelos normais a secos.

O Shampoo Matizador S.O.S Bomba de Vitaminas é o primeiro shampoo matizador com crescimento comprovado em 15 dias.

Para usar o seu shampoo desamarelador, basta aplicá-lo no cabelo molhado, massageando suavemente até formar espuma. Deixe agir de três a cinco minutos, massageando de vez em quando para garantir um resultado uniforme. Por fim, enxágue o cabelo e retire totalmente o produto. Aplique o Condicionador Matizador ou a Máscara de Hidratação Matizadora logo na sequência.

Aplique de uma a duas vezes na semana e mantenha o loiro perfeito que você sempre quis!

Cabelos afro: principais características e cuidados com os fios crespos

Engana-se quem pensa que os cabelos afro são todos iguais. Existem diferentes tipos de fio, e cada um deles demanda cuidados específicos. De acordo com o grau de curvatura, os cabelos afro são classificados como tipo 4, variando entre A, B e C. Saiba mais sobre as características dos crespos e crespíssimos e entenda alguns dos cuidados necessários para garantir fios sempre hidratados e saudáveis.

Cabelos afro: características dos fios 4ABC

A principal característica que difere os cabelos afro dos outros tipos é o formato dos fios, que pode ter forma de espirais bem apertadinhas e pequenas ou de “Z”, no caso do tipo 4C. São cabelos mais finos e, consequentemente, mais frágeis. Além disso, ganham volume com bastante facilidade e têm mais tendência ao frizz.

Outra característica importante dos cabelos afro é que eles são naturalmente mais secos do que os outros tipos. Isso acontece porque a forma dos fios 4ABC dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo atinja toda a extensão do cabelo.

Cabelos afro: cuidados especiais

4A: para ter cabelos saudáveis, invista no cronograma capilar, faça co-wash para ter mais facilidade na hora de desembaraçar os fios, capriche na umectação e, para a técnica wash and go, utilize óleos vegetais mais densos.

4B: capriche no cronograma capilar, finalize seus cabelos com a técnica LOC (líquido, óleo e creme), faça umectações com Óleos de Coco e Rícino, evite o uso de modeladores à base de calor e prefira camisetas para secar os cabelos, já que as toalhas comuns podem retirar a umidade dos fios.

4C: mantenha o cronograma capilar sempre em dia, faça co-wash para conseguir desembaraçar os fios mais facilmente e sem parti-los, evite o uso de modeladores à base de calor, dê preferência para texturização twist ou com tranças e cubra os cabelos com um lenço de seda ou cetim na hora de dormir para evitar que os fios se quebrem.

Cortes de cabelos afro: três estilos para você se inspirar

Para quem está pensando em fazer o big chop ou mesmo para quem já passou pela transição capilar e quer apenas mudar de visual, existem alguns cortes de cabelos afro incríveis!

Uma das opções é o fade curto nas laterais e comprido no topo; fica lindo e é bem fácil de manter. Outra opção é o Bob Hair, que tem os fios na altura dos ombros e fica lindo preso ou solto. A terceira opção é o undercut, em que as laterais e a parte da nuca ficam raspadas e o restante do cabelo fica mais comprido.

Todos os tipos de cabelo têm sua beleza e devem ser tratados com carinho e cuidado. Siga essas dicas e arrase com seus crespos e crespíssimos!

 

Cachos: dicas para manter seus fios lindos e saudáveis

Foi-se o tempo em que encontrar produtos específicos para a manutenção dos cachos era difícil. Atualmente o que não faltam são dicas, técnicas e formas diferentes de cuidar dos cabelos. Neste post, a gente te mostra qual é o grau de curvatura dos seus fios e como você pode mantê-los sempre lindos e, principalmente, mais saudáveis.

Tipos de cachos: saiba qual é o tipo dos seus fios

A gente acredita muito que cada cacho é um cacho e que cada crespo é um crespo, mas é inegável que saber identificar as características dos seus cabelos é fundamental para proporcionar o tratamento mais adequado aos seus fios. Para isso, existe aquela famosa classificação pelos graus de curvatura da qual você já deve ter ouvido falar. A ideia não é hierarquizar os cachos, mas explicar as especificidades de cada tipo, para que você acerte na hora de escolher os produtos e cuidados ideais.

Para quem está passando pela transição capilar, é importante lembrar que a forma dos seus fios ainda vai mudar bastante durante todo o processo. Sua raiz enroladinha ainda não é a forma definitiva dos cachinhos, por isso, utilize produtos específicos para cabelos em transição.

Os cabelos ondulados são considerados do tipo 2ABC. Normalmente têm a raiz mais lisa e não formam cachos definidos.

– 2A: Fios com pouco volume e quase lisos.

– 2B: Fios com ondas um pouco mais marcadas e com tendência ao frizz. Não chegam a formar cachos.

– 2C: Fios mais volumosos e com ondas marcantes. Formam cachos bem abertos.

Os cabelos cacheados são considerados do tipo 3ABC. Formam cachos desde a raiz e têm formato em espiral.

– 3A: Cachos abertos e bem definidos.

– 3B: Os cachos 3B são menores e mais fechados, com fios mais volumosos.

– 3C: Os cachos 3C são ainda mais fechados do que os do tipo 3B e têm fios mais grossos.

Os cabelos crespos e crespíssimos são considerados do tipo 4ABC. São bem volumosos e têm tendência ao frizz e ao ressecamento. Além disso, são mais frágeis e encolhem mais, dando a impressão de que são mais curtos.

– 4A: Cachos muito enroladinhos e apertados que ganham volume com facilidade.

– 4B: Cachinhos ainda menores. Fios mais finos e frágeis.

– 4C: Fios em formato de Z, que ganham volume com facilidade e têm mais tendência ao ressecamento.

Cabelos com cachos: cuidados especiais

Existem vários cuidados importantes que você deve inserir na sua rotina durante a transição capilar e que devem continuar mesmo depois desse processo. Para manter seus cachos e crespos sempre saudáveis, capriche no cronograma capilar! Cada etapa dele é fundamental para manter a vitalidade, a saúde e a definição dos seus fios.

Cachos definidos: dicas de finalização

Há duas técnicas simples e práticas que você pode utilizar para finalizar seus cachos e crespos: fitagem simples e fitagem estruturada.

Para fazer a fitagem simples, você vai precisar de um creme para pentear ou ativador de cachos. Basta dividir o cabelo em mechas e aplicar o creme ou o ativador, mecha a mecha, dividindo-as em fitas com os dedos. Depois, amasse as pontas em direção à raiz e deixe secar.

Para fazer a fitagem estruturada, você fará o mesmo processo, com a diferença de que deverá enluvar todas as fitas que fizer com as mechas de cabelo. As duas finalizações ficam incríveis!

A finalização também funciona para quem está passando pela transição capilar, mas, para conseguir um efeito mais cacheado nas pontas alisadas, o ideal é fazer outros tipos de texturização, como a texturização com coquinhos.

Com essas dicas você poderá ter cachos definidos e muito mais saudáveis!