Blog - Me Ajude na Transição
Salon Line

Tipos de cachos, crespos e ondulados: Dicas para arrasar!

Por muito tempo, os cabelos com curvatura foram considerados todos iguais e nem sempre era uma tarefa fácil encontrar produtos específicos para cada tipo de fio. Hoje, felizmente, isso mudou, e já existe uma forma bem simples de diferenciar os tipos de cachos.

É importante ter em mente, entretanto, que entender qual é o seu tipo de cabelo não é uma forma de estabelecer uma hierarquia ou de afirmar que existe o cacho perfeito. Na verdade, identificar o seu tipo de cabelo é algo que faz muita diferença na hora de escolher os produtos certos e de oferecer os tratamentos mais adequados para suas madeixas.

Tipos de cachos: como cuidar dos fios 2ABC?

Os cabelos ondulados são considerados do tipo 2ABC. No geral, esse tipo de cabelo tem os fios em formato de “S” e a raiz mais lisa, e suas ondulações variam, podendo ser mais suaves ou mais marcadas, dependendo do seu grau de curvatura.

Um dos motivos que levam as donas de cabelos ondulados a alisar os fios é a indefinição que eles costumam apresentar.

Para cuidar dos fios 2ABC, aposte em produtos que controlam o excesso de oleosidade da raiz e que hidratam as pontas, que costumam ser um pouco mais ressecadas do que as dos cabelos lisos. Além disso, opte por produtos específicos para seu tipo de fio e evite finalizadores que pesem no cabelo.

Para dar mais definição às ondas, você pode texturizar os fios com bobes ou bigudinhos.

Tipos de cachos: principais cuidados com os cabelos 3ABC

Os cabelos cacheados são considerados do tipo 3ABC, ou seja, são três tipos de cachos distintos. Diferentemente do ondulado, o cabelo cacheado tem os cachos formados desde a raiz, o que muda é o grau de curvatura. O cacho 3A é mais aberto, o 3B é um pouco mais fechado e definido e o 3C é o mais fechadinho de todos.

Em todos os tipos de cachos, a característica principal é a tendência natural ao ressecamento, ao volume e ao frizz.

Para eliminar o ressecamento e controlar o frizz, além de bons produtos finalizadores para o dia a dia, é importante que você siga um cronograma capilar completo. Dessa forma, você irá garantir a reposição de água, lipídios, queratina e outros nutrientes importantes para os fios.

Tipos de cachos: cuidados com os fios 4ABC

Os cabelos afro ou crespos são considerados tipo 4ABC. Dependendo do grau de curvatura, alguns cabelos desse tipo possuem cachos bem menores do que os de tipo 3ABC, outros não possuem cachos definidos e seus fios têm formato de “Z”.

Devido ao grau de curvatura, a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge as pontas dos cabelos crespos, por isso, eles apresentam tendência natural ao ressecamento e ao frizz.

Para cuidar das madeixas 4ABC, aposte em um cronograma capilar completo, capriche na hidratação e nas umectações e sempre utilize um bom finalizador na hora de desembaraçar os fios, para deixá-los mais emolientes e evitar que fiquem quebradiços.

Hoje, para todos os tipos de cachos existem produtos específicos que oferecem os melhores ativos. Com os cuidados necessários e os produtos adequados para seu tipo de fio, você garante cabelos mais saudáveis e lindos!

mulher loira de cabelo crespo solto

Hidratação

Mulher cacheada de cabelos soltos

Reconstrução Capilar: qual a importância e como fazer?

Mulher com cabelo preso cacheado

Cabelos

Californiana

Californiana: veja como arrasar com os fios mais claros

Luzes no cabelo

Luzes no cabelo: dicas para iluminar os seus fios

Penteado para formatura

Penteados para formatura: ideias para quem está em transição capilar

cabelos curtos

Cabelo curto: dicas para cuidar dos fios

corte de cabelo masculino

Corte de cabelo masculino: inspirações de cortes para a transição capilar

Penteados para cabelos curtos

Penteados para cabelos curtos: dicas para lidar com os fios em transição

Cortes de cabelo feminino

Cortes de cabelo feminino: vou fazer o Big Chop, e agora?

Type on the field below and hit Enter/Return to search for articles a content