Assim como os cabelos cacheados ou crespos, o cabelo ondulado natural possui algumas características bem específicas e, para mantê-lo sempre saudável, com ondas bem definidas e com movimento, alguns cuidados são necessários.
Neste texto, separamos algumas dicas para ajudar você a cuidar corretamente do seu cabelo ondulado durante a transição capilar. Confira!

Características do cabelo ondulado natural

Por muito tempo, os cabelos com curvaturas foram considerados todos iguais, e não havia produtos específicos para cada tipo de fio. Hoje, há uma diferenciação mais clara das características dos tipos de cabelo, o que facilita muito na hora de cuidar e de escolher os produtos mais adequados.
O cabelo ondulado, considerado tipo 2, pode apresentar diferentes graus de curvaturas, que podem ser classificados como 2A, 2B ou 2C.

Cabelo ondulado 2A

O cabelo 2A tem fios levemente ondulados e a raiz lisa, por isso, a ondulação fica mais evidente nas pontas.

Cabelo ondulado 2B

O cabelo 2B tem mais ondulações do que o tipo 2A, e suas ondas possuem um formato em “S”.

Cabelo ondulado 2C

O cabelo 2C, por sua vez, tem ondulações bem definidas, é mais volumoso e, entre os três tipos, é o que mais apresenta tendência ao frizz.

Como cuidar do cabelo ondulado

Por apresentar a raiz lisa e as pontas onduladas, uma das características comuns dos fios tipo 2 é sua raiz oleosa e as pontas mais ressecadas, sendo considerado misto. Um dos principais cuidados para esse tipo de fio é optar por produtos específicos, que controlem a oleosidade excessiva do couro cabeludo e hidratem as pontas. Além disso, adotar um cronograma capilar é fundamental para devolver aos fios água, lipídeos e queratina – nutrientes esses perdidos no dia a dia.

Receitinha caseira para o cabelo ondulado

Não tem porque gastar rios de dinheiro no salão se você pode fazer uma hidratação caseira power. Para isso, um dos ingredientes preferidos da mulherada é o famoso abacate. Anota aí:

  • ¼ de abacate;
  • 1 colher de óleo de coco;
  • 1 colher de mel;
  • 1 colher da máscara de hidratação de sua preferência.

Hidratação de abacate – passo a passo

  1. Amasse bem o abacate e misture tudo como se não houvesse o amanhã;
  2. Aplique no cabelo e deixe agir por aproximadamente 20 minutinhos;
  3. Em seguida, enxágue bem.

O cabelo fica muito mais macio, alinhado, levinho e com bastante brilho. Vale a pena experimentar!

Como lidar com o cabelo ondulado durante a transição capilar

Para as donas de cabelo ondulado que estão passando pela transição capilar, mas não querem realizar o big chop ou um corte de cabelo curto, tudo bem. Há algumas formas de passar por essa fase de forma mais tranquila.
Uma opção para lidar com as duas texturas dos fios é apostar em novos penteados para cabelos em transição, como coques, rabos de cavalo, tranças embutidas e semipresos, por exemplo, que ajudam a disfarçar a diferença entre as texturas.
Além de novos penteados, você também pode apostar em texturizações para uniformizar a textura dos fios. Para isso, utilize bons finalizadores, como uma gelatina capilar, um ativador de cachos para cabelos 2ABC ou um creme para pentear.

Cortes para cabelos ondulados

Agora, se você quer radicalizar e fazer um corte diferente para eliminar as pontinhas alisadas, existem algumas opções, como:

  • Bob hair: é perfeito para as ondas e super destaca a textura dos fios;
  • Long bob: é a escolha certa para uma mudança mais discreta;
  • Shag hair: tem uma pegada vintage e deixa o hair ainda mais incrível.

Basta escolher o seu preferido e arrasar!

Inspirações de cabelo ondulado natural

Mulher com cabelo ondulado natural

Mulher com cabelo ondulado natural

Mulher com cabelo ondulado natural

Mulher com cabelo ondulado natural

Mulher com cabelo ondulado natural

Conhecendo as características do seu cabelo e realizando os tratamentos adequados, não tem erro! Certamente, você garante um cabelo ondulado natural mais saudável e bonito durante a transição capilar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.