A hidratação caseira é, sem dúvidas, o tratamento capilar mais conhecido pelas mulheres, e um hábito muito importante para manter a saúde e a beleza dos fios.

Para as donas de cabelos cacheados e crespos, a hidratação caseira é imprescindível. Devido ao formato dos fios, a oleosidade natural do couro cabeludo não atinge toda a extensão do cabelo, prejudicando a barreira lipídica e fazendo com que a água e os nutrientes da fibra capilar sejam perdidos. Dessa forma, a hidratação serve para repor essas substâncias que são perdidas diariamente.

No caso das mulheres que estão vivendo a transição capilar, a importância da hidratação caseira é ainda maior. Isso porque os cabelos em transição, além de terem a raiz cacheada ou crespa, costumam apresentar mais ressecamento nos fios devido aos alisamentos químicos aos quais foram submetidos, e isso os deixa ainda mais frágeis e quebradiços.

Neste post, separamos algumas das principais dicas sobre hidratação caseira para quem deseja saber como cuidar apropriadamente das madeixas. Confira!

Hidratação caseira: como fazer?

A forma como você deve fazer a hidratação caseira depende do produto que escolheu. Você pode usar uma ampola de hidratação, por exemplo, se quiser um tratamento mais rápido e simples. Basta aplicar o produto nos cabelos limpos e úmidos, enluvando mecha a mecha. Depois, deixe agir pelo tempo indicado no rótulo e enxágue. Finalize com o seu condicionador de preferência.

Você também pode realizar o tratamento com uma máscara de hidratação. Basta aplicar o produto em todo o comprimento dos cabelos, enluvando cada mecha. Normalmente, o tempo de ação é de 15 minutos, mas pode variar dependendo das instruções de uso do produto escolhido.

Hidratação caseira: principais ativos

Existem diversos ativos benéficos para os cabelos cacheados, crespos e em transição. Para realizar a sua hidratação caseira, opte por produtos que contenham, entre outros ativos, D-pantenol, que proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho; óleo de rícino, que oferece ação fortalecedora e combate a queda por quebra; e aminoácidos funcionais, que regeneram a fibra capilar e dão mais emoliência, maciez e força. Você também pode apostar na hidratação com babosa. Esse ativo é um antioxidante natural que hidrata, regenera e ajuda no combate à queda dos fios.

Hidratação caseira: com que frequência fazer?

Para preservar a saúde dos fios e garantir que eles estejam sempre lindos, o indicado é que você realize sua hidratação caseira semanalmente, e a cada mês faça uma hidratação mais profunda no salão.

Hidratação caseira: o que é cronograma capilar?

Apesar de ser o tratamento mais conhecido, a hidratação caseira não é o único cuidado que você deve ter com as madeixas. Diariamente os fios também perdem lipídios e queratina, ativos que precisam ser repostos por meio da nutrição e da reconstrução capilar.

O cronograma capilar é uma agenda de cuidados que dispõe esses três tratamentos ao longo de um mês. Semanalmente você deve alternar os cuidados de acordo com a principal necessidade das suas madeixas.

Realizar o cronograma capilar periodicamente é benéfico não apenas para os cabelos em transição, mas para os cachos e crespos também!

Hidratação caseira: como saber se seu cabelo precisa de hidratação?

Normalmente, cabelos que apresentam ressecamento, opacidade e fios quebradiços precisam de uma boa hidratação caseira, mas para saber com certeza se esse é o melhor tratamento para seus cabelos, basta fazer um teste de porosidade.

Encha um recipiente transparente com um pouco de água. Depois, coloque um fio do seu cabelo na água e aguarde alguns minutinhos. Por fim, é só analisar o resultado:

  • Se o fio afundar, ele precisa de reconstrução.
  • Se o fio não afundar nem boiar, ele precisa de nutrição.
  • Se o fio boiar, ele precisa de hidratação.

Hidratação caseira: misture máscara e óleos

A mistura de máscara de hidratação e óleo vegetal é uma maneira excelente de potencializar os resultados da sua hidratação caseira. Isso porque, além de devolver aos fios a água e os nutrientes perdidos no dia a dia, essa misturinha também irá devolver os lipídios, que são responsáveis por proteger os fios e selar a hidratação dentro da fibra capilar.

Hidratação caseira: usar ou não a touca térmica?

Utilizar ou não uma touca térmica para fazer a hidratação caseira fica a seu critério. De qualquer forma seu cabelo ficará mais hidratado e saudável, mas utilizando a touca você consegue potencializar o efeito do produto, já que o calor faz com que a máscara penetre melhor na fibra capilar, resultando em uma hidratação mais profunda.

Agora que você já sabe como fazer hidratação caseira, capriche nos cuidados com as madeixas e garanta fios mais emolientes, hidratados, bonitos e fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *