Quem não ama as tranças para cabelos cacheados? Elas são penteados versáteis, práticos, lindos e a maioria delas podem ser feitas em casa mesmo por quem não tem muita experiência.
As tranças ainda são excelentes penteados para quem está vivendo aquele bad hair day ou abandonando os alisamentos e busca penteados para transição capilar que sejam bonitos e não prejudiquem os fios.
Modelos de tranças para cabelos cacheados e crespos
Na sequência, vamos ver seis tipos de tranças para cabelos cacheados e crespos que você pode aderir sem medo de ser feliz!
1. Box braids
As box braids são tranças feitas com fios sintéticos. Elas também são conhecidas como Kanekalon porque esse é o nome de um dos materiais artificiais com o qual as tranças podem ser feitas.
A manuteção das box braids é muito mais simples do que parece. A maioria dos fios sintéticos podem ser lavados com água e shampoo sem sal, já o condicionador e as máscaras de hidratação devem ser evitados porque podem deixar as tranças com aspecto oleoso.
Esse é um dos tipos de tranças para cabelos cacheados e crespos que deve ser feito com um profissional para que o resultado fique mais bonito e os cabelos estejam seguros.
2. Trança nagô
A principal característica das tranças nagô são os fios trançados bem rentes ao couro cabeludo, o que forma linhas ou desenhos intrincados perto das raízes. Se forem feitas apenas com o cabelo natural, é possível fazer o penteado em casa, mas se preferir acrescentar fios sintéticos o ideal é procurar um profissional especializado na técnica.
Além de trançar todo o cabelo e manter as tranças nagô como um penteado permanente, a técnica africana também pode ser usada para fazer lindos penteados semi-presos.
3. Trança twist ou tornado
As tranças twist são feitas com apenas duas mechas, e não três como nas tranças mais tradicionais, e por isso elas ficam parecendo pequenos tornados.
Assim como a anterior, as tranças twists podem ser feitas com cabelo natural ou sintético.
4. Trança embutida
As tranças embutidas são penteados simples que combinam com diferentes ocasiões, além de serem perfeitas para cabelos cacheados e crespos.
A principal diferença é que elas, geralmente, começam do topo da cabeça e terminam prendendo todos os cabelos. Para isso, separe três mechas do topo da cabeça e trance-as, com o cuidado de passar as mechas laterais sempre por baixo da central. Conforme a trança toma forma, vá acrescentando mais cabelo das laterais. Quando chegar na parte da nuca continue fazendo uma trança tradicional. Viu? Não é tão complicado!
5. Trança boxeadora
As tranças boxeadoras ganharam bastante popularidade nos últimos tempos como penteados diferentes, modernos e cheios de personalidade. Para fazê-las basta dividir os cabelos ao meio e fazer uma trança embutida em cada lado.
6. Trança lateral
Uma opção mais simples para quem busca tranças para cabelos cacheados e crespos são as tranças laterais. Elas são tradicionais, mas que são posicionadas em um dos lados. Para fazê-las, basta pentear os fios para uma das laterais e colocar os cabelos sobre o pescoço. Aí é só dividir as madeixas em três partes e trançá-las. Mais fácil impossível, não é mesmo?
Para dar ainda mais charme ao penteado, abra delicadamente os gominhos da trança para que ela fique mais vistosa. Você também pode acrescentar flores, pontos de luz ou outros acessórios.
Gostou das nossas dicas de tranças para cabelos cacheados e crespos? Então agora só falta colocar a mão na massa, ou melhor, na cabeleira, e fazer esses penteados lindos!