As madeixas ruivas costumam fazer sucesso entre as mulheres. A coloração marcante e intensa dá um toque moderno a qualquer visual, mas demanda alguns cuidados específicos para se manter sempre bonita e vibrante. Neste post, separamos algumas dicas de cuidados e inspirações para quem quer apostar no cabelo ruivo. Confira!

Ruivas: cuidados com os fios naturalmente avermelhados

As ruivas e os ruivos naturais representam entre 1% e 2% da população mundial, e a coloração dos cabelos é resultado de uma mutação genética motivada pela feomelanina, um tipo diferente de melanina.

Para quem é dono de um cabelo ruivo natural, alguns cuidados são necessários para preservar a saúde e a beleza dos fios. A primeira dica é relacionada à cor: cuidado com a oxidação! Esse processo pode desbotar a cor das madeixas ruivas, mesmo sendo naturais. Por isso, proteja os fios dos raios solares utilizando produtos com proteção UV.

Outro cuidado importante é na hora de lavar os cabelos. Como o ruivo natural tende a ser mais ressecado, utilize produtos específicos durante a lavagem, que ofereçam ativos hidratantes e nutritivos, como D-pantenol e óleos vegetais, por exemplo.

Além disso, capriche na hidratação das madeixas ruivas. Para evitar o ressecamento natural dos fios, realize esse tratamento periodicamente em casa e no salão.

ruiva-cacheada

Ruivas: dicas para atingir a tonalidade ideal

Para quem não tem as madeixas ruivas naturais, mas deseja apostar no cabelo ruivo, existem algumas dicas para atingir a tonalidade escolhida. A primeira delas é escolher um profissional de confiança para realizar o procedimento, já que na maioria das vezes não basta apenas aplicar a coloração. O seu cabeleireiro será responsável por analisar a cor base que irá receber o novo pigmento para saber qual é a melhor forma de atingir a cor desejada.

Outro fator importante é o estado do seu cabelo. Provavelmente você precisará descolorir os fios, e para isso será importante que eles estejam suficientemente fortes e hidratados. Isso será fundamental para que seu cabelo tenha uma aparência bonita depois da coloração e, mais que isso, para que a fibra capilar possa absorver o novo pigmento de forma satisfatória. Capriche nos tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar!

ruiva-em-transicao

Ruivas: como escolher a cor certa?

Não existe regra para quem quer apostar nas madeixas ruivas. Entretanto, existem algumas dicas que podem ajudar você a escolher um tom que harmonize com a tonalidade da sua pele.

Para quem tem a pele quente, uma cor indicada, por exemplo, é o ruivo acobreado, que dá um aspecto natural ao cabelo e ilumina o visual.

Já para quem tem a pele fria, o indicado é que os tons de ruivo sigam essa mesma nuance. Um tom de ruivo frio, por exemplo, é o louro escuro vermelho irisado.

Para optar por uma cor, decida se deseja uma tonalidade que harmoniza ou uma tonalidade que contrasta com o seu tom de pele, converse com o seu cabeleireiro e, juntos, decidam a melhor cor para suas madeixas ruivas.

Ruivas: cuidados após a coloração

O pigmento ruivo é um dos mais difíceis de fixar na fibra capilar, por isso, os cuidados após a coloração são muito importantes. Além de realizar um cronograma capilar periodicamente, mantenha as hidratações semanais e utilize produtos que ofereçam proteção UV, para impedir que a exposição aos raios solares acelere o desbotamento das suas madeixas ruivas. Além disso, utilize shampoo e condicionador especiais para cabelos quimicamente tratados, pois eles oferecem ativos importantes para preservar a integridade da cor.

Ruivas em transição?

Para quem está em transição e deseja ter madeixas ruivas, o ideal é que as mudanças sejam feitas aos poucos. Durante essa fase, os fios estão mais frágeis e não é indicado que sejam submetidos a descolorações ou colorações.

Para lidar com os cabelos durante a transição, experimente novos penteados, como a trança embutida ou o coque trançado, abuse de acessórios e faça texturizações para uniformizar os fios.

Apenas após finalizar essa fase, optando pelo big chop ou não, comece a planejar suas próximas mudanças de visual. Converse com seu cabeleireiro de confiança e saiba qual é o momento ideal para colorir os fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *