A cada ano surgem novas tendências de cores de cabelo, e as técnicas são cada vez mais aprimoradas, trazendo diversas opções de estilos para os seus fios. Para quem está sempre antenada nas cores de cabelo da vez e gosta de mudar o visual, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a nova coloração. Confira!

Cores de cabelo: como escolher a cor ideal?

Com tantas opções de cores de cabelo, para escolher o tom ideal, leve em consideração alguns fatores. O primeiro deles é a cor das suas madeixas atualmente, pois ela terá muita influência no resultado, dependendo da tinta que escolher. Os cabelos pretos, por exemplo, não são tão simples de clarear, e uma pessoa que tem fios dessa cor e deseja ter cabelos vermelhos ou um cabelo castanho-claro precisará passar por um processo de descoloração dos fios antes de pintá-los com a cor desejada.

cabelo black power

ruiva-cacheada

Outro ponto importante é o quanto seu cabelo está preparado para receber a coloração. Como em todo procedimento químico, para garantir um bom resultado é importante que seu cabelo esteja suficientemente fortalecido para receber a nova pigmentação. Fios porosos, ressecados e quebradiços, além de não serem indicados para passar por uma descoloração, não absorvem a coloração da forma como deveriam. Por isso, além de se preocupar em escolher a cor certa, preocupe-se também em preparar os fios, com hidratações, nutrições e reconstruções capilares.

Por fim, uma dica para escolher a cor certa é entender como se dá a organização das cores de cabelo e suas nuances.

Cores de cabelo: conheça os tons de cor base

Os tons base das cores de cabelo são organizados em uma escala crescente, na qual as cores mais escuras são representadas pelos números mais baixos e as cores mais claras, pelos maiores números. Sendo assim:

1 – Preto profundo

2 – Preto natural

3 – Castanho-escuro

4 – Castanho-médio

5 – Castanho-claro

6 – Loiro escuro

7 – Loiro médio

8 – Loiro claro

9 – Loiro muito claro

10 – Loiro claríssimo

cabelos platinados

Cores de cabelo: como saber a nuance da coloração?

Já as nuances dessas cores base, convencionou-se representá-las pelo número que vem após o ponto que aparece na embalagem da coloração. A nuance corresponde ao reflexo que a tinta oferece aos fios. Sendo assim:

0 – Natural

1 – Acinzentado

2 – Violeta/azulado/irisado

3 – Dourado

4 – Acobreado

5 – Acaju

6 – Vermelho

7 – Marrom

Uma coloração com número 9.3, por exemplo, tem a cor base louro claro e os reflexos dourados.

Cores de cabelo: mistura de reflexos

Há ainda a possibilidade de uma coloração ter mais de um reflexo, e nesse caso ela apresenta dois números após o ponto. A cor predominante é sempre aquela cujo número está mais próximo ao ponto.

A tinta loiro escuro vermelho intenso, que tem o número 6.66, por exemplo, tem a cor base loiro escuro e os reflexos vermelhos.

Cores de cabelo: como fazer a manutenção da cor?

Para fazer a manutenção da cor dos seus fios, além de caprichar no cronograma capilar, aposte em produtos especiais para cabelos quimicamente tratados e que contenham proteção UV na formulação. Isso ajudará a garantir a integridade da cor e a beleza dos fios.

Para quem está em transição capilar, antes de apostar em novas cores de cabelo, o ideal é finalizar esse período de mudanças e fortalecer os fios, antes de submetê-los a um novo procedimento químico.

Pretende mudar a cor do cabelo? Siga nossas dicas e garanta o melhor resultado para suas madeixas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *