Coloração, descoloração ou relaxamento… tudo isso agride imensamente os fios cacheados e crespos. Porém, só nos damos conta depois que já fizemos a transformação. Sabe aquele momento em que você estica uma mecha molhada e ela encolhe toda franzida? Pois é! Aí seus fios já estão completamente ressecados e frágeis, mas a boa notícia é que eles ainda têm salvação. Para saber como recuperar cabelo elástico, fique de olho aqui!

Mulher com cabelo elástico

Como recuperar cabelo elástico: dicas

Dê um tempo nos procedimentos químicos

Se você tem qualquer tipo de química como cabelo curto loiro, médio vermelho, comprido relaxado, entre outros, chegou a hora de dar um tempo nesses procedimentos. Ou seja, nada de retocar a raiz enquanto a fibra não estiver totalmente recuperada e forte, ok? Caso contrário, a situação pode ficar ainda mais séria e o corte químico pode ocorrer. Além disso, evite ao máximo o uso de secadores e modeladores neste período. O calor destes aparelhos pode aumentar mais a fragilidade das madeixas.

Invista no cronograma capilar

Tabela de cronograma capilar

O cronograma capilar deve entrar na sua rotina diária de cuidados para ontem. Afinal, se ele já é indicado para qualquer cabelo que passa por um procedimento químico, imagina o quanto é ainda mais necessário quando o cabelo está elástico? Para quem não sabe, o cronograma é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, e é feito por um período sugerido de quatro semanas. Ele tem como objetivo devolver água, lipídeos e massa capilar as madeixas. IMPORTANTE: a reconstrução costuma ser feita com mais frequência do que o normal em cabelos elásticos. Isso porque ela tem como função fortalecer e encorpar os fios novamente.

Reconstrução com vinagre de maçã – passo a passo

Quem é fã de uma bela hidratação caseira, hein?! Todas nós! Agora já pensou essa misturinha feita com vinagre de maçã, queratina líquida e a sua máscara de hidratação preferida? Não tem para ninguém! Então anota tudo e bora colocar em prática. Mas atenção: nada de aplicar o vinagre puro nos cabelos.
Sugestão: misture 25ml do ingrediente caseiro com 100ml de água filtrada.

  1. Passo: lave delicadamente os fios com shampoo sem sal e, em seguida, retire o excesso de água com uma toalha;
  2. Passo: divida o cabelo em mechas e borrife a queratina líquida em cada uma delas. Deixe agir por 10 minutos;
  3. Passo: feito isso, aplique a máscara de hidratação de sua preferência – sem enxaguar a queratina – e deixe agir por mais 20 minutos;
  4. Passo: enxágue bem os cabelos sem deixar resíduos e, novamente, tire o excesso de água com a toalha;
  5. Passo: para finalizar, aplique a mistura feita com vinagre de maçã e água, mecha por mecha, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue, aplique o condicionador e finalize como de costume.

Agora que tal realizar sempre o teste de mecha e elasticidade antes de fazer uma transformação? Deste modo, você não precisa se preocupar em como recuperar cabelo elástico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *