Parece uma tarefa tão simples, mas muitas pessoas não sabem como lavar o cabelo corretamente. Se você é dessa turma, veja as dicas que preparamos para você arrasar com um hair lindo e cheio de vida. Afinal, os cabelos cacheados e crespos merecem os melhores cuidados do mundo e uma lavagem inadequada pode deixar os fios ressecados e com um aspecto feio. Então anota aí e bora colocar em prática.

Mulher tomando um banho

Use produtos próprios para o seu tipo de curvatura

O primeiro passo de como lavar o cabelo é contar com produtinhos próprios para o seu grau de curvatura. Por exemplo, se suas madeixas são onduladas, o bacana é usar produtos indicados para fios 2ABC, se são cacheadas o correto é 3ABC, e para as crespas o ideal é 4ABC. E tem mais! Fios coloridos ou descoloridos? Tem produtos próprios para eles também. Tudo isso ajuda a garantir a beleza do seu hair.

Fique atenta a temperatura da água

É muito comum as pessoas deixarem a água bem quentinha, mas isso danifica muito os fios. Deixa-os ressecados, com frizz e sem brilho. Além disso, dê preferência sempre para aquela água morna ou fria que lava e não agride as madeixas.

A ordem certa de cada produto

Cada produtinho tem uma função e o indicado é seguir a ordem abaixo, mas nada impede também de um dia ou outro você usar um pré-shampoo, co-wash ou fazer aquela misturinha dos sonhos com ingredientes caseiros que as cacheadas e crespas tanto amam.

Shampoo: tira toda a oleosidade e gordura do couro cabeludo e deixa os fios limpinhos. Prepara as madeixas para receber o tratamento;

Máscara: hidrata, nutre, reconstrói e repõe todas as proteínas que foram perdidas;

Condicionador: sela as escamas do cabelo, preservando todo o tratamento.

IMPORTANTE: evite usar o máximo possível shampoo antirresíduos. Eles levam tudo embora, desde a sujeira até os nutrientes, e isso é péssimo para os fios cacheados e crespos.

O jeito correto de aplicar o shampoo

O shampoo deve ser aplicado sempre no couro cabeludo, de preferência próximo a testa e a nuca. Espalhe e massageie em movimentos circulares e com as pontas dos dedos. Mas atenção: nada de esfregar ou lavar com as unhas hein?! Isso prejudica o couro cabeludo.

O jeito correto de aplicar a máscara

Retire sempre o excesso de água das madeixas com uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão (sem esfregar), apertando suavemente. Aplique a máscara e deixe agir de 3 a 5 minutinhos. Depois, enxágue. Nesse momento é interessante já desembaraçar os fios com um pente de dentes largos.

IMPORTANTE: evite colocar as mãos no pote para retirar/aplicar o produto. Isso pode fazer com que a máscara seja contaminada por bactérias ou tenha seu pH e fórmula alterados. Use um pincel, colher ou espátula para pegar o produto.

O jeito correto de aplicar o condicionador

Aplique o condicionador no comprimento e pontas (sem encostar na raiz) e deixe agir por no máximo 3 minutinhos. Depois, é só enxaguar.

Retire todos os resíduos do cabelo

Isso mesmo, uma das técnicas de como lavar o cabelo é não deixar nada de shampoo, máscara ou condicionador nos fios. Isso pode deixá-los opacos, sem movimento e até causar sérias alergias no couro cabeludo. Portanto, enxágue bastante e certifique-se de que eles saíram 100%.

Finalização

Hora de apostar naquele finalizador MARA e que você tanto ama, seja ele creme para pentear, ativador de cachos, spray, gelatina, e por aí vai. Aproveite e invista naquela técnica de texturização também. Com certeza seus fios ficarão mais definidos e cheios e de vida.

Prontinho! Agora não dá mais para falar que você não sabe como lavar o cabelo corretamente ?! Então trate de deixar a preguicinha de lado e colocar essas dicas de beleza em prática viu?!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *