Bateu aquela vontade de clarear as madeixas? Quem nunca ?! Afinal, o cabelo loiro é lindo mesmo e faz o maior sucesso. Mas antes de adotar esse procedimento químico, é preciso estar ciente que o processo é muito agressivo e que se for feito da maneira incorreta, pode danificar demais e até quebrar os fios. Por isso, veja as dicas que separamos de como descolorir o cabelo de forma segura e eficaz.

Mulher loira de cabelo cacheado Mulher loira de óculos com cabelo cacheado Mulher loira  com cabelo cacheado Mulher loira  com cabelo cacheado

Cuidados pré descoloração – os fios precisam estar saudáveis

Qualquer tipo de química, seja ela alisamento, relaxamento ou coloração, agride muito os fios. Mas a descoloração pode agredir ainda mais se as madeixas não estiverem saudáveis o suficiente. Sendo assim, o cronograma capilar deve ser seu melhor amigo antes de aplicar o pó descolorante. Ainda mais quando falamos de cabelos cacheados e crespos que naturalmente já são mais ressecados ?! Aí não tem como fugir mesmo. O cronograma é responsável por repor água, lipídeos e queratina aos fios, e é composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.

Não se esqueça do teste de mechas

O teste de mechas é fundamental para saber se os seus fios estão realmente prontos para a descoloração ou não. É bem simples de ser feito! Basta aplicar o produto em uma pequena mecha (de preferência na nuca do cabelo), e aguardar o tempo especificado no produto. Se não tiver problemas, então está liberado.

Fique atento(a) a compatibilidade das químicas

Vale lembrar que o pó descolorante é incompatível com algumas químicas ok?! Por exemplo, se você tiver algum relaxamento nas madeixas com guanidina ou tioglicolato de amônia, é melhor evitar a descoloração. Caso contrário, poderá ocorrer corte químico.

Passo a passo de como descolorir o cabelo

Colocamos abaixo um passo a passo de como descolorir o cabelo, entretanto, vale ressaltar que quando o assunto é descoloração o mais indicado é contar com um profissional de sua

confiança para realizar o procedimento, sempre!

  1. Misture em um recipiente duas medidas de pó descolorante para uma de água oxigenada até a mistura ficar homogênea. IMPORTANTE: dê preferência ao pó descolorante azul – ele evita aquele aspecto amarelado nos fios. Se possível, evite também a água oxigenada de 40 volumes porque ela é muito forte.
  2. Aplique a mistura mecha a mecha com a ajuda de um pincel. Comece sempre das pontas para a raiz. Deixe agir por aproximadamente 30 minutos, sempre verificando a cor a cada 5 minutinhos;
  3. Depois desse tempo, lave bem as madeixas com shampoo. Certifique-se de que todos os resíduos saíram. Aproveite e faça aquela hidratação power.

Cuidados pós descoloração – hora de recuperar os fios

Agora que você já está linda e loira, é preciso redobrar a atenção nos cuidados. O primeiro deles é continuar com o cronograma capilar. Nesse primeiro momento a etapa de reconstrução será mais frequente uma vez que ela é responsável por repor queratina aos fios. Outro tratamento bacana é a umectação capilar. Ela é feita com um óleo 100% vegetal e pode ser aplicada 30 minutos antes do banho ou antes de dormir, sendo lavado os fios na manhã seguinte. Para finalizar, é bom contar sempre com uma linha de tratamento matizadora que neutraliza, matiza e desamarela os cabelos loiros, descoloridos e com mechas.

Agora que você já sabe como descolorir o cabelo e quais os cuidados essenciais, não tem mais porque errar ?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *