Não adianta… mais cedo ou mais tarde ele vai aparecer! E isso é uma das coisas que mais assusta as mulheres, não é mesmo?! Entretanto, existem informações interessantes sobre o cabelo branco e que podem fazer toda a diferença no seu aparecimento. Confira!

cabelo cacheado branco

Cabelo branco: principais causas

Antes de saber as causas do surgimento do cabelo branco, vai aí uma dica: arrancá-los não vai adiantar nada ok?!

Cabelo branco: genética – a principal razão do embranquecimento dos fios

Triste ou não, a genética é ainda a principal razão para o aparecimento dos fios grisalhos. Ou seja, quanto mais cedo os pais apresentam cabelo branco, mais cedo os filhos tendem a lidar com ele também. Existem, inclusive, famílias que todos os membros ficam com cabelos brancos muito jovens. É claro que sempre há uma exceção a regra né?! Pode acontecer, por exemplo, de um ou outro filho não ter o embranquecimento precoce, mas é raro. Atenção: se o cabelo branco começar a aparecer na infância ainda, procure um médico especializado. Isso pode ser deficiência de cobre ou problemas de tireóide.

Cabelo branco: estresse – influencia ou não no aparecimento?

Alguns especialistas dizem que não influencia e outros dizem que sim. O fato é que o estresse, mais do embranquecer as madeixas, faz com que elas caiam. Como os fios coloridos geralmente são mais finos do que os brancos, eles caem antes, o que dá a impressão de que a pessoa tem mais cabelo branco ainda.

Cabelo branco: má alimentação – pode prejudicar a pigmentação

Uma boa alimentação é fundamental para o funcionamento correto do organismo, e isso inclui a prevenção de cabelo branco. Invista em alimentos ricos na vitamina B-12: carne, frango, peixe, cenoura, brócolis, queijo, e por aí vai. Substâncias antioxidantes também ajudam a neutralizar a ação da despigmentação. É o caso de tomates, açaí, acerola, e outros. Importante: uma boa alimentação depois que os fios já apareceram não vai eliminá-los, porém pode ajudar a prevenir e evitar que mais fios surjam.

Cabelo branco: cuidados

Por não ter mais a melanina – pigmento que dá cor aos cabelos – os fios brancos ressecam com mais facilidade. Ou seja, perdem a maleabilidade e ficam mais quebradiços. Por isso, é bacana investir em um cronograma capilar composto pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. É ele quem vai devolver água, lipídeos e massa capilar as madeixas. O uso de um shampoo matizador também ajuda a eliminar aquele aspecto amarelado que surge com o tempo.

Cabelo branco: como disfarçar?

Existem várias maneiras de disfarçar os seus cachos ou crespos brancos. A primeira delas é apostar em um tonalizante sem amônia e sem oxidante. Ele é perfeito para quem tem até 30% de fios brancos dispersos. Já quem está com a cabeça totalmente grisalha, a coloração permanente é a mais indicada, pois vai agir de maneira espetacular e cobrir 100% dos fios. Outras alternativas que não necessitam de tintura são:

  • Penteado – mude a maneira como você penteia os cabelos. O estilo levemente bagunçado ajuda a disfarçar;
  • Máscara de cílios – uma máscara a prova d’água marrom ou da cor parecida com seu cabelo é uma excelente ideia;
  • Corretivo líquido para o cabelo – feito para retocar a raiz instantaneamente. Saem com shampoo durante a lavagem;
  • Batom para o cabelo – segue a mesma linha do corretivo citado acima.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo sobre cabelo branco. Para mais dicas sobre cabelo, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *