Atitude! Essa é a palavra que define as pessoas adeptas aos dreadlocks, ou dreads, como são conhecidos popularmente. Isso porque, apesar de maravilhosos e práticos, os dreads exigem uma rotina redobrada de cuidados para não danificar as madeixas e nem deixá-las desarrumadas. Se você sempre teve vontade de aderir ao visual, fique de olho aqui e veja as dicas para cabelo que preparamos.
Dreadlocks: origem
Ao contrário do que muitos pensam, os dreadlocks não surgiram na Jamaica. Registros afirmam que eles eram usados tanto na África quanto na Índia desde a antiguidade. Entretanto, eles ficaram sim conhecidos por influência do movimento rastafári representado pelo cantor, guitarrista e compositor jamaicano Bob Marley, o qual foi um dos maiores líderes de luta e resistência negra no mundo.
Dreadlocks: o que são?
O penteado dreadlock tem como objetivo utilizar mechas de cabelo entrelaçadas de forma cilíndrica em um formato que lembra “cordas”. Ele deixa o visual despojado, original e tem sido cada vez mais adotado por tribos urbanas com o intuito apenas de dar um up no visual.
Dreadlocks: tipos
Se antes os dreadlocks eram feitos apenas em pessoas com cabelos afro, hoje em dia eles estão na cabeça de quem tem as madeixas onduladas, cacheadas e até lisas. Veja os principais tipos de dreads.
Dreadlocks de lã
Esta opção é perfeita para quem ainda tem medo de mudar completamente o visual e estragar as madeixas. Até porque, no dread de lã não há a necessidade de cortar os fios caso você não queira mais usá-los. Basta fazer uma trança no cabelo e, em seguida, envolver a linha de lã formando o dread.
Dreadlocks de agulha
Aqui é utilizada apenas uma agulha de crochê para dar forma aos dreads. Segundo alguns hairstylists especialistas no assunto, esta opção é a mais higiênica de todas já que a assepsia (limpeza) interna e externa pode ser feita com álcool em gel. Isso ajuda a mantê-lo firme também no dia a dia.
Dreadlocks de cera
Essa versão é considerada mais fácil de fazer, porém não tão higiênica. Nela, é feita a modelagem dos dreads com cera, o que pode demorar bastante para secar. Ou seja, é impossível lavar os cabelos nas primeiras semanas e isso pode causar um odor desagradável.
Dreadlocks: cuidados
- Entre os inúmeros cuidados que se deve ter, um muito importante é a lavagem. Você deve lavar os cabelos com frequência para garantir a limpeza e higiene do couro cabeludo;
- Outra dica importante é evitar o uso de condicionador. Além de acumular resíduos nos fios, pode prejudicar a higiene dos dreadlocks;
- Nunca durma com o cabelo molhado. Isso pode ocasionar problemas de fungos e bactérias, e ainda, deixar as madeixas quebradiças;
- Por via das dúvidas, seque sempre que possível com o secador;
- Durma com fronha ou touca de cetim para evitar que eles fiquem amassados.
E aí, gostou das nossas dicas sobre dreadlocks? Para saber mais coisas sobre o universo dos cachos e crespos, clique aqui.