As mulheres estão sempre em busca de novos produtos e técnicas para cuidar dos fios. Entre os tratamentos mais comuns, está o banho de brilho, indicado para realçar a cor dos cabelos coloridos e também para cuidar dos cabelos secos, opacos e sem vida.

banho de brilho

Neste post, a gente te explica o que é banho de brilho, como fazer e quais são os benefícios para os seus cabelos. Confira!

Banho de brilho: o que é?

Banho de brilho nada mais é do que uma mistura de máscara de hidratação com tonalizante. A aplicação desses produtos em conjunto nos cabelos ajuda a ressaltar a cor dos fios, a prevenir o desbotamento e a tratar os fios ressecados e sem vida, concedendo mais hidratação e emoliência.

O banho de brilho é um tratamento que pode ser feito em qualquer tipo de cabelo e é ótimo para dar um descanso às suas madeixas entre uma coloração e outra, já que toda vez que você aplicar a sua máscara de hidratação estará renovando o pigmento dos fios.

Além das hidratações que você já costuma fazer nos cabelos, você pode realizar o banho de brilho nos fios duas vezes ao mês, já que o tonalizante costuma durar entre 8 e 12 lavagens.

Antes de fazer o tratamento, no entanto, é necessário que você observe se a raiz precisa de retoque. Caso precise, faça-o antes de aplicar o banho de brilho, para evitar que o cabelo fique manchado.

Banho de brilho: como fazer?

Para fazer o seu banho de brilho, é importante que você escolha um bom tonalizante e uma boa máscara de hidratação que ofereça formulação enriquecida com ativos como D-pantenol, aminoácidos funcionais, óleo de coco e babosa. A ação da babosa no cabelo, por exemplo, promove hidratação, fortalece o bulbo capilar, dá brilho e protege os fios dos raios solares.

O passo a passo de banho de brilho com tonalizante é bem simples:

1º passo: quando perceber que seus cabelos estão desbotando, faça uma mistura de tonalizante (com uma cor semelhante a do seu cabelo) e máscara de hidratação;

2º passo: lave os cabelos normalmente;

3º passo: com os fios úmidos, aplique a mistura mecha a mecha, enluvando-as. Depois, deixe agir pelo tempo indicado na embalagem do tonalizante;

4º passo: Por fim, enxágue os cabelos e finalize como preferir.

Esse tratamento pode ser feito para todas as cores de cabelo, e o resultado pode ser notado imediatamente.

É importante lembrar que a máscara de hidratação escolhida deve ser branca, para evitar qualquer influência no resultado de cor.

Banho de brilho: principais vantagens para os seus fios

Algumas das principais vantagens do banho de brilho caseiro são:

  • Devolve o brilho dos cabelos;
  • Deixa os fios com uma aparência mais saudável;
  • Evita o desbotamento da cor, deixando-a mais realçada;
  • Hidrata e dá mais emoliência;
  • É simples e prático de fazer.

Banho de brilho: tonalizante ou coloração permanente?

Apesar de algumas pessoas fazerem banho de brilho com tinta, o mais indicado é que você faça banho de brilho com tonalizante. Isso porque o tonalizante não contém amônia e seu efeito não é permanente, o que diminui as chances de manchar os fios e ter um resultado indesejado com o procedimento.

Banho de brilho nos cabelos em transição pode?

Quem está vivendo a transição capilar também pode fazer o banho de brilho nos cabelos sem nenhum problema, desde que seja o procedimento com tonalizante. Como o produto não contém amônia, ele não danifica os fios em transição como uma coloração permanente poderia fazer.

Agora que você já conhece todos os benefícios do banho de brilho e já sabe como fazer esse tratamento, é só caprichar nos cuidados com as madeixas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *