Mulher lavando o próprio cabelo

Se existe uma dúvida comum e frequente entre as mulheres, essa dúvida é: lavar o cabelo todo dia faz mal? A resposta é simples: DEPENDE! Não existe um número exato ou perfeito de vezes que você deve lavar o cabelo, o que existem são alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de tomar essa decisão. Vamos a eles?

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Acabe com essa dúvida

1 – Atenção ao seu tipo de cabelo e couro cabeludo

A primeira coisa que você deve saber é como é o seu tipo de cabelo e couro cabeludo. Seco, ressecado, normal, oleoso? Se for seco ou ressecado por químicas como coloração, descoloração ou relaxamento, você deve evitar lavagens diárias. Isso vale, inclusive, para as madeixas cacheadas e crespas que naturalmente são mais ressecadas também viu?! Agora, se o seu cabelo for oleoso a limpeza deve ser feita mais frequentemente para retirar o excesso de lipídeos e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos. Neste caso, o fio pode ser lavado todo dia sim!

2 – Fique de olho no clima

O clima de onde você mora também influencia bastante na quantidade de lavagens. Por exemplo, regiões praianas e de clima mais quente, naturalmente exigem cuidados e lavagens mais freqüentes.

3 – Observe seu estilo de vida

Pessoas que fazem qualquer tipo de esporte todos os dias, como: academia, corrida, futebol, natação, ou que usam boné ou capacete, têm os fios muito oleosos. Em decorrência disso, precisam muitas vezes lavar as madeixas todos os dias.

Lavar o cabelo todo dia faz mal? Veja algumas alternativas

Para quem não sabe, o shampoo tem como objetivo higienizar os cabelos e eliminar o excesso de resíduos que se acumulam nos fios. Ou seja, dependendo da sua fórmula ele pode deixar as madeixas ressecadas e sem brilho. Para evitar que isso aconteça caso as lavagens sejam mais frequentes, veja três alternativas:

Shampoo sem sulfato

São os famosos shampoos que sinalizam em sua embalagem que são liberados. Ou seja, mais suave e sem esse componente que agride e resseca as madeixas;

Pré-shampoo

O pré-shampoo é aquele produtinho ideal para ser aplicado antes do condicionador ou shampoo, pois além de desembaraçar super o cabelo, também prepara, hidrata e protege os fios;

Co-wash

Co-wash é uma lavagem suave apenas como condicionador. Logo, você só usa esse produtinho e não precisar lavar com shampoo ok?!

Outros fatores sobre levar o cabelo todo dia

Além dos fatores que citamos acima, colocamos abaixo outros fatores em que as lavagens diárias DEVEM ser evitadas, tais como:

  • Quem tem caspa deve evitar lavar o cabelo todo dia;
  • Quem sofreu corte químico também deve evitar lavar as madeixas todo dia;
  • Problemas com queda capilar? Também é recomendável evitar lavar os fios todo dia.

Ou seja, são inúmeros os fatores que vão determinar se lavar o cabelo todo dia faz mal ou não. Enfim, o importante é sempre usar produtos de qualidade e evitar água muito quente ok?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *