Se você tem o cabelo afro e não sabe como cuidar dele corretamente, não tem problema! Aqui vamos te dar várias dicas para que você possa usufruir lindamente dos seus crespos naturais. Porque vamos combinar né?! Eles são maravilhosos e merecem toda atenção e carinho. Então bora ficar ligadinha nesse manual básico!

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: cuidados

São processos fáceis e simples para você fazer em casa mesmo. Veja!

Cabelo afro: use um óleo 100% vegetal antes do shampoo

O cabelo afro naturalmente é mais ressecado. Isso acontece porque a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldades para chegar até as pontas por conta da sua curvatura. E o shampoo tende a potencializar ainda mais esse efeito. Por isso, uma dica bacana é investir em um óleo 100% vegetal antes de usar o shampoo. Ele não só ajuda a proteger o cabelo, como facilita o processo de desembaraçar os fios.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: concentre o shampoo na raiz e use na medida certa

Nada de esfregar o shampoo por todo o comprimento das madeixas. É importante concentrá-lo na raiz e esfregá-la delicadamente com as pontas dos dedos por alguns minutos. Quando for enxaguar, deixe o produto escorrer pelos fios. Dica: a necessidade de shampoo no cabelo afro é bem menor se comparada com as outras curvaturas. Portanto, não é necessário lavar os cabelos toda vez com shampoo. De vez em quando você pode lavar apenas com condicionador. É o famoso co-wash.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: Hidrate, hidrate e hidrate

A hidratação é a chave para um cabelo saudável e lindo. Por isso, sempre que possível utilize uma máscara de tratamento nas madeixas. De preferência logo após o shampoo para potencializar o efeito.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: o uso do condicionador

O condicionador tem como principal função fechar as cutículas do cabelo que foram abertas pelo shampoo. Logo, aplicá-lo no final do processo ajuda a manter o cabelo hidratado e mais bonito durante a semana. Vale aproveitar o momento para desembaraçar o cabelo com um pente de dentes largos ou com os próprios dedos. Dica: nunca tente desembaraçar os fios com o cabelo seco. Isso faz com que as madeixas se quebrem.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: adote o cronograma capilar

Para quem não sabe, o cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os fios que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas oferece uma solução específica para cabelos danificados por diversos fatores. Ao intercalar esses tratamentos dentro de um período sugerido de quatro semanas, é possível suprir as necessidades dos fios e restaurar a saúde capilar.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: capriche na finalização

Existem excelentes finalizadores que ajudam a deixar o cabelo mais definido e lindo. Aliado a eles, há também técnicas de texturização capazes de definir ainda mais as molinhas. Alguns exemplos incríveis são: fitagem, dedoliss, twist, e muitos outros. Clique aqui e conheça várias técnicas de texturização.

mulher negra com cabelo crespo

Cabelo afro: use fronha e touca de cetim

Esses acessórios são ótimos aliados na hora de dormir. Afinal, reduzem o atrito entre os cabelos e o travesseiro. Uma boa opção para começar o dia com as madeixas alinhadas e sem frizz viu?!

Mulher usando touca de cetim e com o rosto em almofada com fronha de cetim

Cabelo afro: penteados

O que não faltam são opções de penteados para cabelo afro. Entre os mais procurados estão: trança raiz, coque rosquinha, preso na lateral, rabo de cavalo, semi preso, trança embutida, moicano com tranças, afro puff, moicano afro, trança nagô, box braids, coque com dreads, e por aí vai. O uso de turbante também é muito procurado por quem está passando pelo processo de transição capilar já que eleva a autoestima e valoriza ainda mais o cabelo. E claro, porque ele é também sinônimo de garra, força e resistência.

blogueira Ana Lídia Lopes com o penteado coque abacaxi

mulher negra com o penteado coque abacaxi

mulher negra usando turbante azul

mulher negra com longas box braids

mulher negra com longas box braids

mulher com cabelos crespos presos em um coque alto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *