Principais Reacões

Depois de assumir os cabelos você pode se deparar com as reações mais diversas, vai encontrar parentes e amigos que vão te elogiar e apoiar. Outros que poderão ser preconceituosos ou maldosos.
A professora Ana P. nos disse que teve de lidar com os mais diferentes tipos de reação. Desde pessoas que diziam para ela que o seu cabelo cacheado estava o máximo, até pessoas que faziam comparações desagradáveis.
“Às vezes no mesmo dia encontrava com pessoas que diziam que eu tinha ficado muito mais bonita com o cabelo curtinho, depois do BC, pessoas que faziam piadas sem graça, chegando até a tocar no meu cabelo, algo que odeio, fazendo de conta que estava fazendo teste em um microfone. Total falta de ‘semancol’ da parte dessa pessoa ”.
Nós também perguntamos para a recreacionista Evelyn D. se havia vivenciado reações negativas. Ela infelizmente respondeu que:
“Sim, várias piadinhas tipo: ‘sua chapinha quebrou?’. ‘Nossa você tem um pezinho no afro’”.
Sobre isso a atriz Thammy F. nos contou que passou por reações negativas e no caso dela isso ocorreu dentro de casa.
“Com o fato de eu ter usado turbante virei chacota por estar parecendo uma escrava. E aquelas frases de sempre: seu cabelo é “bucha” […] “duro”, enfim…”.
Como lidar com certos comentários
Você deve filtrar aquilo que te faz bem e o que não faz.
Quando os comentários são negativos nem sempre vale a pena reagir pagando na mesma moeda. Há pessoas que sentem certo prazer em desestabilizar os outros. Não entre nessa onda.
A melhor forma de responder é mostrar que você está muito segura da sua escolha. Que não depende da aprovação alheia para decidir sobre o seu próprio corpo ou sua própria aparência.
A pesquisadora e escritora Ana A. compartilha com a gente o que funciona para ela nesse caso:
“Tive de aprender a lidar com tudo o que passaram a dizer sobre o meu cabelo. Comecei a aceitar os elogios de bom grado e ignorar os comentários de mal gosto. Cheguei ao extremo de me afastar de algumas pessoas”.
Sabemos que isso é mais fácil no discurso. Mas você precisa pelo menos tentar exercitar mais uma vez a paciência.
A experiência da Ana nos mostra que você pode tentar colocar algumas atitudes em prática.
Mas veja só, nem todo mundo se sente bem afastando-se dos outros. Muitas vezes as pessoas que nos magoam com comentários negativos são próximas e queridas.
Nesse caso é preciso ter jogo de cintura.
Por fim a gente acredita que a melhor maneira de lidar com certos tipos de comentários é ter sabedoria, autoconfiança e amor-próprio.
Se você cultivar verdadeiramente isso não terá dificuldades de superar as críticas negativas.
Lembre-se também de não permitir a negatividade do outro afete a sua vida, especialmente a sua autoestima.