Moda

Decisão

Moda

O meu cabelo está na moda?

Oi? Que história é essa? E o seu cabelo lá é peça desenhada por estilista ou tendência de consumo para estar na moda?

Ah, mas não é mesmo.

O seu cabelo é a sua identidade. Faz parte da sua essência, da sua saúde, do seu corpo. Os itens da moda vão e vem. O seu cabelo fica.

Quando batemos um papo com a pesquisadora e escritora Ana A., ela nos contou uma experiência inusitada que viveu outro dia, olha só:

 

“Eu estava numa gôndola da perfumaria, escolhendo um creme de pentear para os meus cachos. Nisso chegou um vendedor com uma cliente crespa. Ela disse que estava impressionada com a quantidade de produtos específicos para cada tipo de crespa e cacheada e ele caiu na besteira de responder o seguinte logo ali do meu lado: “Ah, menina, a moda agora é cabelo cacheado”. Não me aguentei, gente (risos), me intrometi na conversa dizendo que o cabelo cacheado não está na moda coisíssima nenhuma. Que o que acontece é que finalmente a indústria começou a olhar para nós como clientes em potencial e a criar produtos que são próprios para as nossas necessidades, em vez de fazer que a gente se adapte a produtos que não foram feitos pra gente. A cliente abriu um sorriso e concordou. O vendedor, que não tinha resposta, arregalou os olhos, mas também acabou concordando. Eles saíram e eu voltei a procurar o meu creme, com aquela maravilhosa sensação de dever cumprido”.

 

 

 

Como assim um vendedor de cosméticos tem esse tipo de pensamento? Não é possível que ele entenda a sua cliente como um produto, um acessório, um item qualquer que hoje está na moda e amanhã já não estará.

Preferimos acreditar que ele não tinha pensado em sua afirmação profundamente. Talvez porque ele fosse homem e de cabelo liso.

Porém, com certeza, depois dessa conversa, teve a oportunidade de sair de lá pensando diferente, você não acha? Talvez seja isso que a Ana queira expressar quando ela diz que depois do que disse teve a “sensação de dever cumprido”.

Falando em moda. Algumas pessoas costumam dizer que estão na moda os produtos específicos para diferentes texturas de crespo.

Bom, a gente não acha que é bem assim.

O que nós aqui da Salon esperamos é que você e outras consumidoras possam se sentir reconhecidas. Sem vocês o nosso trabalho não faria sentido.  Então, não somos nós que ditamos as regras. São vocês.

Nós também não acreditamos que a “onda” de assumir os cachos é fricote, como um hit de verão que vai ser esquecido quando o outono chegar.

Isso é um movimento poderoso, de pessoas muito corajosas que perceberam que podem se amar do jeito que são. É um grande avanço em todos os sentidos. Especialmente no que diz respeito ao empoderamento de pessoas crespas e cacheadas.

Reconhecemos e respeitamos o quanto isso é importante. E, no que depender de nós, trabalharemos sempre para que você possa ter a liberdade de ser e se sentir autêntica.