Jessica Tauane

Cachos para leigos

 

Eu não entendo muito sobre cabelo. Muito menos sobre os cuidados que eu preciso ter com ele. Quando era adolescente, sempre fui muito mais fãs de livros, filme, música, arte… e nunca liguei muito para procedimentos estéticos.

Mas também nunca fui dessas pessoas que simplesmente não ligam, que não são vaidosas. Eu acho tudo o máximo. Acho lindo um cabelo poderoso, acho bem massa uma maquiagem linda, acho tudo bem legal mesmo. O único probleminha é que eu não sei muito bem como fazer essas coisas.

Acreditem em mim, em diversas tentativas de usar coisas simples como máscara para cílios ou delineador, eu sempre acabei parecida com um panda. Um panda bem gordo e fofo, claro. Mas ainda assim, um panda!

Com o cabelo não poderia ser diferente. Toda vez que tentava alguma coisa para deixá-lo “bonito”, resultava no oposto. Então, simplesmente parei de tentar, desanimada, passei a reproduzir o que as mulheres que eu admirava faziam. E todas, claro, tinham o cabelo liso.

Anos e anos de progressiva, até que eu simplesmente cansei. Aquele cabelo não era o meu, a tal progressiva dava trabalho, era cara, eu já não estava mais feliz. Inconscientemente, parei de fazer. E deixei meu cabelo apenas ser.

Desde o começo desse ano, anos após tudo isso que acabei de te contar, tive a oportunidade de conhecer as linhas da Salon Line para cabelos cacheados e crespos. É aqui que a coisa fica interessante! Tão interessante quanto uma narrativa de romance policial (meu gênero ficcional preferido rs).

Descobri um universo novo, cheio de nomes novos, de informações novas sobre a minha própria cabeça! E quero compartilhar também com você, que como eu, não tem muita experiência na área!

CURVATURA – Cabelos cacheados e crespos não são iguais! Existem diferentes “graus de curvatura” – ou seja, o quão curvado é seu fio. Meu cabelo é 2A e 2B, os primeiros graus. Eles vão de 2A a 4C.  Saber qual é seu tipo de cabelo é o primeiro passo para deixá-lo maravilhoso.

TRANSIÇÃO – Esse é o momento em que a pessoa decide parar de alisar os cabelos, deixando-o natural. Para muitas pessoas é uma decisão difícil, porém bastante recompensadora!

BIG CHOP – Quando a pessoa decide cortar o que resta de cabelo com química (alisado), seja bem perto da raiz, seja quando ele já estiver maior. É um acontecimento!!!

DIFUSOR – Pode não parecer, mas nem o secador de cabelo é o mesmo! Para cabelos cacheados e crespos, é muito bom secar o cabelo com o auxílio de um difusor – um anexo bem simples ao secador de cabelo.

FINALIZAÇÃO – Apenas tomar banho e “deixar o cabelo ser” é legal, mas já tentou passar um ativador de cachos? Eu tenho gravada minha reação quando finalizei meu cabelo pela primeira vez. Acabou que o material não foi ao ar porque eu gravei com o produto errado (errei minha própria curvatura, olha que esperteza!), mas o ponto principal é: eu fiquei surpresa. Eu fiquei realmente surpresa!!! E de um modo positivo. Que cachos maravilhosos!!! Então a finalização é isso, é deixar o seu cabelo do jeito que você mais gosta: bem armado? cachos mais baixos? aspecto fosco ou mais brilhante?! São muitas possibilidades!

TÉCNICA LIBERADA – Existem vários “movimentos” dentro do mundo das pessoas cacheadas e crespas, e um deles é de pessoas que não gostam de usar elementos mais “pesados” para o fio. Essas pessoas sabem e-xa-ta-men-te o que vai na composição de cada produto que passam, seja xampu, condicionador, máscara de hidratação, creme para pentear, tudo mesmo! Não é incrível? Quem é adepto a essa técnica, não usa produtos com silicone, petrolato, parafina e óleo mineral – que têm um efeito de mais “maquiagem” no fio (ele deixa o fio bonito, mas não age em sua estrutura). A Salon Line tem um monte de produtos liberados, por exemplo.

Esses são apenas alguns exemplos do tanto que eu aprendi nesses últimos meses. Ainda tem muita coisa pela frente!!! Cronograma capilar, umectação, máscara, tônico, hidratação, nutrição, reconstrução… São diversos temas e subtemas que vão mostrando o quanto a gente ainda tem para aprender sobre nossos próprios fios. Mas nada disso foi tão difícil quanto eu achava! Tenho me divertido muito e cada vez mais impressionada em como estou feliz comigo mesma! No final, o que importa é isso: ser feliz e sempre tentar achar o que é melhor para o seu próprio cabelo! Sem ansiedade, sem stress… Sempre um passo de cada vez! Aliás, me conta: já sabe qual é sua curvatura? 🙂

   

Antes                                                                      Depois