A umectação, também chamada de nutrição, é um processo que tem como função a reposição dos nutrientes responsáveis pela oleosidade natural dos fios. Pode ser feita com óleos vegetais ou com máscaras de nutrição e é fundamental para garantir hidratação prolongada, maciez, controle do frizz e mais brilho aos cabelos.

Confira qual a importância desse tratamento e as principais dicas para ter cabelos saudáveis, lindos e nutridos.

Umectação capilar: qual a importância para os cabelos em transição?

A umectação é uma das etapas do cronograma capilar, e o ideal é que seja feita por todas as mulheres. Contudo, ela é extremamente importante para os cabelos em transição, pois ajuda a fortificar os fios nessa fase em que eles possuem mais de uma textura.

Esse processo de nutrição com óleos vegetais sela as cutículas da fibra capilar, impedindo que os fios percam a água e os nutrientes proporcionados pela etapa de hidratação. Dessa maneira, o cabelo fica mais forte e macio, e menos ressecado.

Para os fios que estão mudando de textura, é extremamente importante passar pelas três etapas do cronograma regularmente, já que uma etapa complementa a outra.

Umectação e hidratação no mesmo dia pode?

Não é indicado realizar mais de uma etapa do cronograma capilar no mesmo dia. Elas devem ser feitas separadamente, com um intervalo de 48 horas entre cada uma. Portanto, não é recomendado fazer umectação e hidratação no mesmo dia. Caso tenha apenas um dia disponível na semana para fazer seu cronograma, deixe a outra etapa para a semana seguinte.

Umectação noturna: passo a passo

A umectação noturna pode ser feita por quem precisa de uma nutrição mais profunda para os fios, já que ela tem um tempo maior de duração em comparação às outras maneiras.

1º passo: Aplique seu óleo de umectação em todo o cabelo, mecha a mecha, ativando a circulação do couro cabeludo com massagens suaves.

2º passo: Retire o excesso do produto com uma toalha e envolva todo o comprimento em uma touca de banho ou camisa.

3º passo: Durma com o produto no cabelo.

4º passo: Na manhã seguinte, tire a touca e lave os cabelos, retirando todo o produto, e finalize o cabelo como de costume.

Realize todas as etapas do seu cronograma capilar regularmente e garanta fios mais fortes, nutridos e saudáveis durante toda a sua transição capilar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *