Cronograma capilar : Dicas e passo-a-passo

O que fazer?

Para quem passa pelo processo de transição, uma das dúvidas que podem surgir é: o que é cronograma capilar? A resposta é bem simples. O cronograma consiste em uma rotina de cuidados intensos que tem por objetivo recuperar o seu cabelo. Para te ajudar, separamos algumas dicas que explicam todo o passo a passo.

O que é cronograma capilar

Se você está passando ou pretende passar pela transição capilar, o cronograma é imprescindível para que você consiga manter os fios saudáveis. A ideia é que você organize um tipo de agenda, definindo a frequência de determinados procedimentos para restaurar o cabelo que, durante tanto tempo, sofreu com a agressão provocada pela química e que continuará sofrendo com agressões diversas.

Não, você não leu errado. O cabelo continuará sofrendo agressões porque mesmo que você não use químicas, a poluição do ar, a incidência de luz (artificial e solar), a alimentação desregrada, o vento e a água quente do chuveiro desestruturam e retiram os nutrientes dos fios. Mas calma, isso não significa que você terá gastos enormes em produtos de cabelo e tratamentos no salão. Esses cuidados devem estar inseridos na sua rotina diária, e nós temos produtinhos ótimos para isso.

Cronograma capilar em três passos

Hidratação

É fácil saber quando seu cabelo está desidratado. Você perceberá que os fios estão opacos e ásperos, o que significa que eles perderam bastante água.

A hidratação é uma das partes mais frequentes durante o cronograma capilar. Para quem está no processo para ter os cabelos cacheados novamente, essa etapa pode ajudar a deixar os fios mais saudáveis e bonitos, além de amenizar a aparência da briga entre a textura lisa e a cacheada.

A Salon Line oferece vários produtos bacanas para diversas texturas e necessidades a preços acessíveis e muito fáceis de serem encontrados em perfumarias e outras lojas de cosméticos. Uma dica: opte por produtos que contenham principalmente açúcares, extratos vegetais, vitamina A e provitamina B5. Esses são elementos essenciais para a hidratação dos fios.

Confira alguns produtos que podem te ajudar no cronograma capilar!

 

Nutrição

Como o próprio nome já sugere, a etapa de nutrição é aquela que te ajuda a repor os nutrientes perdidos. Quando o cabelo está desnutrido, ele pode perder a definição, ficar excessivamente frisado, ressecado e sem brilho. Ou seja, sem nenhuma vitalidade.

É possível reverter esse quadro com produtos que tenham ingredientes como argan, que ajuda a controlar o frizz e deixa os fios saudáveis, abacate, que promove uma hidratação de longa duração, e oliva, que é rica em Vitamina E e ácidos graxos. Para isso, a Salon Line desenvolveu a Mega Ampola de #todecacho com N de Nutrição!

Se a sua raiz for oleosa, recomendamos que ao longo do cronograma capilar não ultrapasse o limite de duas etapas de nutrição, mesmo que o cabelo esteja muito danificado.

Reconstrução capilar

Mesmo cabelos muito maltratados, quebrados, elásticos, com pontas duplas ou que estejam passando por processo de queda podem ser recuperados.

Este é o papel da etapa de reconstrução, que serve para repor proteínas perdidas e melhorar a aparência dos fios.

Para reconstruir, é necessário usar produtos ricos em colágeno, creatina e queratina. São esses os elementos que contribuem para a recuperação completa da fibra capilar. Para te ajudar nessa parte do cronograma, a Salon Line criou a Mega Ampola de #todecacho com R de Reconstrução.

Agora que você já sabe como funciona cada etapa, realize os procedimentos de hidratação, nutrição e reconstrução semanalmente durante um mês.

O cronograma capilar não garante que seus fios terão a mesma textura que tinham antes da química, mas garante que eles fiquem mais fortes, saudáveis e recuperados.