Identidade

Descoberta

Quando o assunto é transição capilar o que está em questão é muito mais que o cabelo. Estamos falando em identidade, em estar no mundo de uma forma livre de padrões fixos, de afirmar a existência da diversidade.

Nossa identidade é composta por um conjunto de características particulares que carregamos desde a infância.

Parte dela, já nasce conosco e tem relação com a nossa ancestralidade. A outra parte é social e culturalmente construída. E é nessa outra parte que na maioria das vezes mora o problema.

Porque num mundo globalizado como o nosso as identidades se deslocam com muita frequência entre uma região e outra do mundo. Os veículos mais utilizados para este deslocamento são os meios de comunicação.

Estes meios fixam uma identidade padrão, composta por um tom de pele x, uma cor de olhos tal, uma determinada faixa de idade, um tipo de cabelo.

Com isso, estimulam que as pessoas reproduzam social e culturalmente falando um padrão único.

As pessoas são suscetíveis a essas influências. Para muitas, se adequar ao padrão veiculado pela moda e pelos meios de comunicação pode se tornar um objetivo de vida.

Quando percebem que isso nada diz sobre a sua própria identidade, mas que se trata de algo a que aderiram inconscientemente na busca pela aceitação social, tendem a se frustrar profundamente.

Na maioria dos casos é esse processo de frustração que motiva a transição capilar.

Não é somente uma escolha. Somos bombardeadas por estereótipos que nos induzem a desejar a perfeição o tempo todo.

Da mesma maneira, não é culpa sua ter alisado ou relaxado os cabelos um dia. Muito menos, as pessoas que te cobram esse enquadramento num padrão dominante é a culpada.

Existe toda uma estrutura muito maior, que organiza o mundo de uma determinada forma. Vencer isso é algo difícil, mas não é impossível.

 

 

Podemos começar por nós mesmas. Afirmando a nossa identidade tal como ela é.

Deixando transparecer as nossas raízes, a nossa origem, a nossa forma particular de beleza, o nosso jeito único de ser e estar nesse mundo.