Procedimentos químicos, uso de chapinha e secador, poluição… O cabelo sofre agressões externas diariamente e estes são apenas alguns dos fatores que contribuem para que os fios fiquem ressecados, quebradiços e sem vida. O cronograma capilar surge, então, como uma forma sistematizada para tratar o cabelo semanalmente, devolvendo a saúde e a boa aparência aos fios.

O cronograma capilar é dividido em três etapas, que devem ser feitas em dias diferentes. Cada mulher seguirá a agenda que melhor se adapte às necessidades específicas de seu cabelo, como ressecamento, falta de brilho, fios quebradiços ou com excesso de frizz. Dependendo do seu objetivo, algumas etapas serão realizadas mais ou menos vezes em relação às outras.

Cronograma: Etapa da Hidratação

A hidratação capilar é a etapa responsável por repor a água dos fios, o que diminuirá a aparência opaca e áspera do cabelo. É uma das partes mais frequentes do cronograma e é muito importante para os cabelos cacheados, crespos, crespíssimos ou em transição.

Cronograma: Etapa da Nutrição

A nutrição capilar é a etapa que repõe os óleos dos fios, devolvendo a definição e o brilho e diminuindo o frizz e o ressecamento excessivo.

As cacheadas e crespas podem realizar esta etapa quantas vezes acharem necessário, utilizando óleos de origem vegetal. Já para os cabelos com raiz oleosa, não é recomendado ultrapassar o limite de duas etapas de nutrição.

Cronograma: Etapa da Reconstrução

A reconstrução capilar é a etapa que serve para repor as proteínas perdidas pelos fios e melhorar a aparência do cabelo.

Para reconstruir a fibra capilar, o ideal é que se use produtos com fórmula enriquecida com colágeno, creatina e queratina. Uma dica é usar produtos desenvolvidos especialmente para essa etapa, como um creme de reconstrução.

O cronograma capilar é uma ótima maneira de manter seu cabelo forte e saudável durante e depois da transição capilar. Na hora de usar os produtos, não se esqueça de ler os rótulos atentamente para saber o passo a passo da aplicação e não deixe de respeitar o tempo de ação indicado para conseguir resultados mais eficazes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *