A transição capilar é um processo de autoconhecimento e reconhecimento dos seus cabelos. É um momento muito importante na vida das cacheadas e crespas, que por muito tempo submeteram os fios a procedimentos químicos. É durante a transição que você abraça a sua identidade original.
Para passar por esse período de forma tranquila, é necessário manter uma rotina de cuidados com os cabelos em transição e usar os produtos adequados. Nesta seção, a gente te dá dicas de cortes de cabelo, de penteados lindos para cabelos curtos, de como cuidar dos cabelos com luzes, de produtinhos que diminuem a queda de cabelo devido à quebra e várias outras coisinhas para te inspirar e te ajudar durante todas as fases da sua transição.
Mas antes de conferir essas dicas, é importante saber qual é a curvatura dos seus cachos e crespos. Assim, você aprende a lidar com os fios da maneira correta e com os produtos certos.
A curvatura dos cabelos pode variar do 2A até o 4C. Mas relaxa, não existe essa história de cacho ideal, cada cacho é um cacho e cada crespo é um crespo. A ideia não é hierarquizar os tipos de cabelo, mas identificar as características e necessidades de cada um.

Cabelos ondulados (2ABC)

Os cabelos ondulados têm a raiz mais lisa e não formam cachos, mas ondulações por todo o comprimento.
2A: Fios quase lisos e com pouco volume.
2B: Ondas mais marcadas e fios com mais tendência ao frizz.
2C: Ondas marcantes e cachos mais abertos. Os fios têm mais volume.

Cabelos cacheados (3ABC)

Este tipo de cabelo costuma ter cachos bem definidinhos e mais tendência ao ressecamento. Costumam ser mais densos e volumosos.
3A: Cachos grandes, soltos e mais espaçados.
3B: Cachos menores, mais fechados e com formato em espiral bem marcado.
3C: Cachos mais fechadinhos e densos, com fios mais grossos.

Cabelos crespos (4ABC)

Cabelos com tendência ao volume e, geralmente, mais frágeis. Os fios são mais enroladinhos e encolhem mais.
4A: Fios bem enroladinhos desde a raiz. Ganham volume com facilidade.
4B: Cachos ainda menores do que os de tipo 4A. Seus fios são mais frágeis, por isso, é importante desembaraçar com bastante cuidado para evitar a quebra e, consequentemente, a queda de cabelos quebradiços.
4C: Fios com formato em Z, com cachos mais estreitinhos em algumas partes e sem cachos em outras. Os fios são bem juntinhos e podem encolher bastante. Para garantir mais volume, você pode usar o pente garfo!

Com todas essas dicas, sua transição capilar tem tudo para dar certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *