Engana-se quem pensa que os cabelos afro são todos iguais. Existem diferentes tipos de fio, e cada um deles demanda cuidados específicos. De acordo com o grau de curvatura, os cabelos afro são classificados como tipo 4, variando entre A, B e C. Saiba mais sobre as características dos crespos e crespíssimos e entenda alguns dos cuidados necessários para garantir fios sempre hidratados e saudáveis.

Cabelos afro: características dos fios 4ABC

A principal característica que difere os cabelos afro dos outros tipos é o formato dos fios, que pode ter forma de espirais bem apertadinhas e pequenas ou de “Z”, no caso do tipo 4C. São cabelos mais finos e, consequentemente, mais frágeis. Além disso, ganham volume com bastante facilidade e têm mais tendência ao frizz.

Outra característica importante dos cabelos afro é que eles são naturalmente mais secos do que os outros tipos. Isso acontece porque a forma dos fios 4ABC dificulta que a oleosidade natural do couro cabeludo atinja toda a extensão do cabelo.

Cabelos afro: cuidados especiais

4A: para ter cabelos saudáveis, invista no cronograma capilar, faça co-wash para ter mais facilidade na hora de desembaraçar os fios, capriche na umectação e, para a técnica wash and go, utilize óleos vegetais mais densos.

4B: capriche no cronograma capilar, finalize seus cabelos com a técnica LOC (líquido, óleo e creme), faça umectações com Óleos de Coco e Rícino, evite o uso de modeladores à base de calor e prefira camisetas para secar os cabelos, já que as toalhas comuns podem retirar a umidade dos fios.

4C: mantenha o cronograma capilar sempre em dia, faça co-wash para conseguir desembaraçar os fios mais facilmente e sem parti-los, evite o uso de modeladores à base de calor, dê preferência para texturização twist ou com tranças e cubra os cabelos com um lenço de seda ou cetim na hora de dormir para evitar que os fios se quebrem.

Cortes de cabelos afro: três estilos para você se inspirar

Para quem está pensando em fazer o big chop ou mesmo para quem já passou pela transição capilar e quer apenas mudar de visual, existem alguns cortes de cabelos afro incríveis!

Uma das opções é o fade curto nas laterais e comprido no topo; fica lindo e é bem fácil de manter. Outra opção é o Bob Hair, que tem os fios na altura dos ombros e fica lindo preso ou solto. A terceira opção é o undercut, em que as laterais e a parte da nuca ficam raspadas e o restante do cabelo fica mais comprido.

Todos os tipos de cabelo têm sua beleza e devem ser tratados com carinho e cuidado. Siga essas dicas e arrase com seus crespos e crespíssimos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *