Cabelo 4C, afro, crespíssimo… Existem várias denominações para esse tipo de curvatura, mas afinal, quais são as características desse tipo de fio?

Os cabelos 4C se caracterizam por possuir fios que não formam cachos em forma de S, mas em forma de Z. São cabelos mais finos, frágeis e naturalmente mais ressecados, pois seu grau de curvatura impede que a oleosidade natural do couro cabeludo percorra todo o comprimento do cabelo. Esse tipo de fio demanda cuidados especiais para que esteja sempre saudável, forte e hidratado. Confira algumas dicas para cuidar dos seus fios 4C!

Cabelo 4C: como cuidar?

Na hora de lavar: Alguns tipos de shampoos podem ressecar o cabelo tipo 4C. Nesse caso, você pode optar pelo uso do pré-shampoo, que cria uma camada de proteção nos fios e proporciona mais facilidade na hora de desembaraçar, ou pode optar pela técnica de co-wash, em que a lavagem dispensa o uso de shampoo e utiliza apenas condicionadores liberados de Sulfato, Petrolato, Silicone e Óleo Mineral.

Na hora da finalização: A quantidade de creme de cabelo pode deixar os fios pesados e sem movimento. Vale a pena fazer testes para saber qual a quantidade ideal de produto para deixar seus cabelos lindos e saudáveis.

Na hora de desembaraçar: É importante ter paciência para não danificar os fios. Utilize pentes de dentes largos ou os próprios dedos e não desembarace os fios quando estiverem secos. Para remover os nós, utilize creme de pentear e os dedos.

Na hora da nutrição: Utilize óleos vegetais para fazer umectação. Além de nutridos, os fios ficam mais maleáveis, macios e com brilho intenso.

Cabelo 4C: beleza natural

Posso definir meu cabelo tipo 4C? Claro que pode! Existem diversas técnicas de texturização que definem os cabelos crespos. Mas saiba que você não é obrigada a ter fios mais ativados. A característica do seu cabelo crespo são os cachinhos fechadinhos e encolhidinhos. Com os produtos e as técnicas certas, você pode valorizar a beleza e a textura natural do seu crespo sem precisar definir os cachos. Que tal?

Cabelo 4C em transição: a importância do cronograma capilar

Para quem tem cabelo 4C e está passando pela transição capilar, manter um cronograma capilar é fundamental, já que os fios dessa curvatura são naturalmente mais frágeis. Para que seus cabelos em transição estejam sempre fortes, hidratados e bonitos, intensifique os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução.

Seguindo essas dicas, você tem tudo para arrasar com seu cabelo 4C!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *